As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa nesta quarta-feira (14), após Wall Street sofrer um tombo na última terça em reação a dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA que superaram as expectativas.

Liderando perdas na região asiática, o índice acionário japonês Nikkei caiu 2,78% em Tóquio hoje, a 27.818,62 pontos, enquanto o Hang Seng recuou 2,48% em Hong Kong, a 18.847,10 ponto.

Leia Mais

Inflação nos EUA desacelera em agosto e acumulado em 12 meses recua para 8,3%

Wall Street tem queda forte na abertura após dados de inflação dos EUA

Crise econômica na China não deve melhorar este ano, dizem especialistas

O sul-coreano Kospi cedeu 1,56% em Seul, a 2.411,42 pontos, e o Taiex registrou queda de 1,59% em Taiwan, a 14.658,31 pontos.

Na China continental, o dia também foi de perdas: o Xangai Composto teve baixa de 0,80%, a 3.273,54 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,14%, a 2.100,90 pontos.

Na terça, as bolsas de Nova York sofreram tombos de até mais de 5%, na maior queda diária desde junho de 2020, após o CPI dos EUA vir acima do esperado, gerando temores de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) eleve juros em ritmo ainda mais agressivo.

A próxima decisão de juros do Fed será no dia 21.

Tensões entre EUA e China também pesam no sentimento dos investidores na Ásia. Os presidentes chinês, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, deverão se encontrar nesta semana, ressaltando a boa relação dos dois países num momento em que o Ocidente impõe sanções a Moscou pela invasão da Ucrânia.

Além disso, os EUA estariam considerando aplicar novas sanções a Pequim para evitar agressões a Taiwan, ilha autônoma que a China alega fazer parte de seu território, segundo a Reuters.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o mau humor em Wall Street e na Ásia, e o S&P/ASX 200 caiu 2,58% em Sydney, a 6.828,60 pontos, em seu pior desempenho diário desde meados de junho.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Ásia fecham em baixa, após tombo em NY com dados de inflação dos EUA no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *