Setembro foi um mês horrível para as ações. O índice Dow Jones caiu quase 9%, sua pior queda mensal desde março de 2020, quando os bloqueios pandêmicos começaram nos Estados Unidos. O índice terminou esta sexta-feira (30) profundamente no vermelho também.
O Dow, um barômetro amplamente observado do mercado de ações americano que inclui gigantes corporativos como Apple, Coca-Cola, Disney , Microsoft e Walmart, caiu cerca de 500 pontos, ou 1,7%. Todas as 30 ações do Dow terminaram o dia em baixa.
Preocupações com o aumento dos níveis de estoque no componente Dow Nike empurraram os blue chips para baixo na sexta-feira. As ações da Nike caíram 13%, com os investidores preocupados com a necessidade de dar grandes descontos em tênis e outras roupas esportivas.
O Dow caiu mais de 5% no terceiro trimestre e agora está em queda de cerca de 20% este ano, colocando-o em um mercado de baixa. O Dow está sendo negociado perto de seus níveis mais baixos desde novembro de 2020.
Leia Mais
Furacão Ian pode ser mais um problema ao mercado de seguradoras da Flórida
Ações europeias marcam 3ª queda trimestral consecutiva em meio a temores de recessão
Porsche supera mau humor global e capta R$ 50 bi na Bolsa de Frankfurt
O S&P 500, que caiu 1,5% na sexta-feira, caiu quase 9% em setembro e caiu quase 24% em 2022. Isso coloca o índice no caminho para sua pior queda anual desde 2008. O Nasdaq Composite também caiu 1,5%. sexta-feira e caiu quase 10% este mês. A queda é de mais de 30% este ano.
Alguns especialistas de mercado estão esperançosos de que o pior possa acabar em breve para as ações, dada a intensidade da liquidação. Mas os investidores continuam nervosos com a economia e os lucros.
A inflação levou o Federal Reserve a aumentar drasticamente as taxas de juros. Isso poderia eventualmente desacelerar os gastos do consumidor e das empresas. As preocupações com uma recessão estão crescendo.
O CNN Business Fear & Greed Index, que mede sete indicadores do sentimento de Wall Street, está mostrando níveis de medo extremo. E não houve refúgios seguros para os investidores enfrentarem a tempestade do mercado. Títulos, ouro e bitcoin também caíram em 2022.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Wall Street: Dow Jones tem pior mês desde março de 2020 no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil