A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, antecipou que a entidade vai reduzir sua projeção de crescimento da economia mundial em 2023, em seu relatório de perspectiva econômica global, a ser divulgado na semana que vem.
Durante discurso na Universidade de Georgetown, nos EUA, Georgieva também adiantou que o documento vai sinalizar que os riscos globais de recessão aumentaram. Segundo ela, economias que representam ao menos um terço da atividade global vão enfrentar pelo menos dois trimestres seguidos de contração econômica entre o fim de 2022 e todo o ano de 2023.
Leia Mais
Brasil encaminha memorando inicial para continuidade à entrada na OCDE
FMI pede foco em inflação para evitar “dor maior e prolongada” no futuro
Bolsas da Europa fecham em baixa, com ata do BCE e alertas sobre lucro da Shell
Ao mesmo tempo, o FMI espera que cerca de US$ 4 trilhões da produção global será perdida entre agora e 2026. “Isto é o tamanho da economia alemã – um enorme revés para a economia mundial”, destacou Georgieva.
Por fim, a diretora-gerente disse que os riscos à estabilidade financeira também pioraram. “Reprecificação rápida e desordenada de ativos poderia ser amplificada por vulnerabilidades, incluindo dívida soberana elevada e preocupações com a liquidez em segmentos-chave do mercado financeiro”, afirmou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe do FMI antecipa redução de projeção para expansão global em 2023 no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil