Em entrevista à CNN, o coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) Guilherme Susteras falou sobre o crescimento da energia solar no Brasil.

O especialista destacou que a aréa praticamente dobra de tamanho todo ano. “Isso muito por conta do aumento das tárifas de energia e da redução do custo da tecnologia, fazendo com que os sistemas sejam cada vez mais viáveis para o maior número de pessoas e empresas”.

Guilherme apontou que a energia solar tem se democratizado: “Mais de metade dos novos sistemas são investimentos de famílias de classe C e D”.

Entre os benefícios da energia solar, ele destacou que são sociais, econômicos e ambientais. “Redução do uso das termas elétricas, evitar investimento em novas linhas de transmissão e distribuição, redução das perdas, geração de emprego e renda”.

Leia Mais

Energia solar está perto de se tornar 2ª maior fonte de geração no país, diz Absolar

Empresa anuncia lançamento de primeiro carro do mundo movido a energia solar

Avião alimentado por energia solar pode permanecer meses no ar

Segundo ele, o Brasil foi 4º país que mais investiu em energia solar no ano passado, no entanto ainda está abaixo dos 10 países que mais tem energia solar instalada, atrás de países como Coreia do Sul e Vietnã que são muito menores.

Neste ano houve a sanção do novo marco legal da geração próprio de energia. Guilherme apontou que é fundamental que o Ministério de Minas e Energia siga as diretrizes de cálculo para os benefícios da geração solar distribuída.

“Isso é importanto porque existe uma dissussão sobre como e quanto as pessoas que tem os próprios panéis solares deveriam pagar para a concessionária de energia pelos usos das redes. Obviamente, elas pedem uma cobrança muito mais alta”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Energia solar vai se tornar cada vez mais comum, diz especialista no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *