A confiança do empresariado paulistano em julho atingiu o menor patamar desde dezembro de 2023, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) foi a 106,8 pontos no mês passado e apresentou estabilidade ante junho.
Na comparação com julho do ano passado, porém, o índice apresentou avanço de 1%.
Leia Mais
Vendas no varejo recuam 1% em junho após cinco altas consecutivas, diz IBGE
Alta de serviços em junho supera em 14,3% nível pré-pandemia e CNC revisa projeção
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$ 302 mi em agosto até dia 9, diz BC
A FecomercioSP pondera que, apesar dos últimos dados positivos de vendas do comércio, o momento, principalmente para as pequenas empresas, é desafiador em rentabilidade e lucro.
“Isso se deve ao elevado nível de endividamento, juros altos, dados de inflação — que já indicavam uma interrupção do ciclo de queda da Selic —, instabilidade cambial (afetando a previsibilidade de empresas que comercializam produtos importados), entre outros fatores”, destaca a Federação.
Expectativas do Empresário e Comércio
O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) recuou 1,3% em julho, passando de 138 pontos para 136,3.
Essa foi quarta queda seguida e o menor patamar desde janeiro.
A entidade analisa que apesar do IEEC ainda estar em patamar elevado, a quarta queda consecutiva leva à projeção de um cenário de cautela entre os empresários do setor nos próximos meses.
Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que mede a propensão dos empresários a investir, caiu 1,7% em julho.
A Federação aponta que este resultado foi impactado pela queda de 2,8% no índice de contratação de funcionários na comparação com o mês anterior.
Na comparação anual, porém, o IIEC teve alta de 1,9%.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Confiança dos empresários paulistanos tem menor patamar desde dezembro, diz FecomercioSP no site CNN Brasil.
CNN Brasil