A Anatel autorizou a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) a realizar estudos para a instalação de uma ramificação da Infovia 02 no município de Santo Antônio do Içá (AM), com possibilidade de conexão internacional pela Colômbia. A deliberação foi aprovada por unanimidade no Circuito Deliberativo nº 69, de 31 de março de 2025, e consta do Acórdão nº 82/2025, publicado hoje, 1º de abril, no Diário Oficial da União.
A proposta aprovada prevê a realização de inspeção náutica e terrestre, além de estudo hidrográfico, para viabilizar a instalação de um cabo de fibra óptica subfluvial no leito do Rio Içá, no Brasil, e ao longo do Rio Putumayo, na Colômbia. A implementação do trecho brasileiro, com cerca de 350 quilômetros, está condicionada à execução do projeto em território colombiano.
Interligação transfronteiriça
A decisão confirma que Santo Antônio do Içá já está contemplado nas diretrizes da Infovia 02, parte do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). A Anatel considera que a eventual conexão das infovias brasileiras com cabos submarinos no Oceano Pacífico, por meio da Colômbia, poderá reforçar a segurança, a estabilidade e a redundância da infraestrutura nacional de telecomunicações.
Além do potencial de desenvolvimento socioeconômico e da redução de desigualdades na região amazônica, a medida foi associada à criação de um corredor óptico transcontinental, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A Anatel destaca ainda que a infraestrutura poderá servir como base para sistemas de alerta de desastres naturais, como parte da iniciativa internacional “Alertas Precoces para Todos”, liderada pela ONU e pela Organização Meteorológica Mundial.
A autorização foi concedida por unanimidade, com a participação dos conselheiros Carlos Baigorri, Alexandre Freire, Vicente Aquino, Daniel Martins e Vinícius Caram. (Com assessoria de imprensa)
O post Anatel aprova expansão da Infovia 02 com possível conexão ao Pacífico pela Colômbia apareceu primeiro em TeleSíntese.
TeleSíntese